Crescendo com a história - Corupá 115 anos

A COMPANHIA HANSEÁTICA
Em 1849, instalou-se em nossa região a Sociedade Colonizadora Hanseática que estava ligada às atividades colonizadoras em Santa Catarina.
Em 1897 a Companhia comprou por contrato, 635,000 hectares de terras catarinenses, que deveriam ser colonizadas por europeus.

OS PRIMEIROS QUE AQUI CHEGARAM...FUNDARAM
Quando os colonizadores chegaram nas terras de Corupá, faziam várias ofertas para os europeus atravessar o oceano em busca de oportunidades para que aqui construíssem suas vidas, as condições de vida eram poucas aqui, pois, não haviam muitos recursos naturais.

A data da fundação de nossa cidade deve-se a chegada  de Otto Hilbrecht e Otto Hilbrecht Filho, que em 07 de julho de 1897 fundaram Hansa Humboldt, primeiro nome dado a cidade de Corupá. Hansa Humboldt foi dado em homenagem ao naturalista alemão Alexandre Von Humboldt.

A medida que foram chegando mais colonos a vila de Hansa ia crescendo e se desenvolvendo.
Mas as dificuldades eram muitas, o único acesso para chegar a Hansa era de Canoa pelo rio Itapocú, dessa forma chegavam os alimentos para os moradores trazidos de Jaraguá, diante dessa dificuldade foi preciso montar uma estrutura para melhorar as vidas das pessoas. Foi então que em 1899 abre a primeira casa comercial na colônia. Nesse mesmo ano o casal Wilhen e Maria Pieper, fundaram o hotel Schraut, que mais tarde foi transferido para perto da estação ferroviária, com o nome de hotel Krelling, ponto de parada dos viajantes do trem.

Entre 1897 e 1899 novas levas de colonos iam chegando a colônia de Hansa, a maioria dos imigrantes eram alemães, poloneses e italianos.

 A ESCOLA
Em maio de 1899 foi fundada a primeira escola, que atendia crianças de aproximadamente 20 famílias residentes da vila. Não havia um local específico para as aulas, então elas aconteciam na sede da Casa do Imigrante com o prof.º Ernesto Globig até 1909, quando foi construído um prédio para a escola. As aulas eram ministradas em alemão, devido a colonização.
Muitos pais não tinham condições de pagar e ensinavam seus filhos em casa, pois as primeiras escolas eram particulares e os professores pagos pelos pais dos alunos. Após a segunda guerra mundial (1939-1945), as escolas alemãs foram fechadas, dando assim lugar a primeira escola em língua portuguesa em Hansa, a primeira prof.ª foi Júlia Fernandes.



 RELIGIOSIDADE
Em 1899 foi fundada a primeira comunidade evangélica em Hansa, sem local específico, os cultos eram realizados nas casas dos colonos. Até 1906 os cultos católicos e luteranos eram realizados na escola particular alemã. 
Em 1908 foi celebrado o primeiro culto na nova igreja evangélica de Hansa.

Em 1914 ficou pronta a Capela de Hansa, sua paróquia foi fundada em 1928. O primeiro padre que veio morar no local foi o Padre Vicente Schmitz.

O SEMINÁRIO
Começamos nos remetendo ao ano de 1878 na França, pois foi neste ano que o Padre Dehon fundou a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Devido a grande quantidade de jovens que gostariam de seguir a vocação, houve a necessidade da construção de uma seminário. Em 1931 a nova Escola Apostólica já estava concluída, e em 1932 ocorreu a festa de inauguração. Durante a passagem dos anos, os alunos, padres e comunidade foram adaptando para melhorar o local com: campo de futebol, roças, pastos e construções maiores para estudos e dormitórios.



O TREM
Em 1889 foi fundada no Brasil a Companhia Estrada de Ferro de São Paulo - Rio Grande, a criação dessa estrada de ferro foi decisiva para o desenvolvimento de Hansa, pois podia viajar da vila para outras cidades como São Francisco do Sul, além disso facilitou o transporte de produtos industriais, da produção agrícola, favorecendo o comércio de Hansa com outras localidades. A estação de Hansa foi inaugurada em 1910.

A ELETRICIDADE
A iluminação em Hansa era através de lampiões à base de querosene, acessos pelo senhor Christian Hunold ao anoitecer e pelas 22:00 esse mesmo senhos vinha apagá-los.
Em 1916 o Sr. João Groth tentou levar luz elétrica a Hansa, mas devido a enchentes essa tentativa foi interrompida, no local onde é hoje o Seminário.
Mas o Sr. Quatke, tentou mais uma vez com uma máquina que funcionava a lenha, ele comprou terras onde passa o rio Ano Bom tinha ótimo lugar para construir uma represa e gerar energia para toda vila. Com seus sócios que apareceram em 24 de janeiro de 1920, fundaram a Firma Luz e Força Hansa.



Com o passar dos tempos, por diversos motivos como o desmatamento descontrolado e uma seca que castigou a região, o nível da água diminuiu bastante e devido ao preço dos materiais a usina não foi tão bem feita quanto deveria, os vazamentos eram fechados com barro vermelho. E em 30 de outubro de 1958 a usina se rompeu, das construções e máquinas foram todas destruídas e o que restou foi somente o sonho de levar energia elétrica para Hansa.

COMÉRCIO/INDÚSTRIA
A maioria dos imigrantes vinham atrás de terras para agricultura, principal fonte de renda das famílias na época, com a produção crescendo, surgiram as primeiras casas de comércio.




DE HANSA HUMBOLDT A CORUPÁ
Devido aos caos que as regiões passavam naquela época em consequência  da 2ª guerra mundial, não se podia falar a língua alemã, pois, os descendentes e imigrantes alemães passaram a ser perseguidos dentro do Brasil, motivo esse que levou a mudança de nome da vila Hansa.
Em 1º de janeiro de 1944 o nome Hansa Humboldt foi mudado para Corupá, nessa época Hansa ainda era distrito de Jaraguá do Sul.

DA PEQUENA VILA AO MUNICÍPIO
Quando fundada em 07 de julho de 1897, Hansa era uma colônia que pertencia ao município de Joinville até 1908, quando o prefeito Sr. Oscar Anton Schneider, foi criado o "Distrito de Hansa Humboldt", tendo como primeiro intendente o Sr. Ernesto Rücker.
De distrito de Joinville de 1934 a 1958, Hansa passou a pertencer ao governo de Jaraguá do Sul.
O município foi criado pela Lei Estadual nº348, em 21 de junho de 1958, atendendo a divisão territorial do estado, desmembrando Corupá de Jaraguá.
A instalação de Corupá ocorreu em 25 de junho de 1958, tomando posse nesta data o primeiro prefeito de Corupá Sr. Francisco Mess, nomeado pelo governador do estado.



CORUPÁ NA ATUALIDADE...

POPULAÇÃO: 13,852 HABITANTES
ÁREA: 405,0 KM²
DENSIDADE POPULACIONAL: 34,2 HAB/KM²
RENDA PER CAPITA: R$14.021
PREFEITO: Sr. Luiz Carlos Tamanini e VICE: Sr. Carlos Dieter Weber.
Corupá pertence a 19ª Microrregião do Estado - AMVALI (associação dos Municípios do Vale do Itapocú)

Corupá possui 10,337 eleitores
Corupá limita-se com os seguintes municípios:
NORTE: São Bento do Sul
SUL: Rio dos Cedros
LESTE: Jaraguá do Sul
OESTE: Rio Negrinho

Observando o mapa acima é possível ver a localização dos 12 principais rios que fazem parte da hidrografia de Corupá.
O relevo de Corupá situa-se ao sopé da Serra do Mar, a maior parte do município é acidentada, devido as elevações, ao norte e oeste a Serra do Mar. O ponto culminante do município é o Morro do Boi com 1.145 m de altura.
A vegetação é muito rica e variada com matas e florestas. Aqui são encontradas espécies como: Ipê, Jacarandá, Palmito. A oeste encontram-se campos com pinheiros e reflorestamentos.
Em nosso município, a economia fundamenta-se  principalmente na agricultura da BANANICULTURA. O ramo das indústrias se destaca a moveleira, metalúrgica e têxtil, também a comercialização de plantas ornamentais.
ATRATIVOS: 
Rota das Cachoeira: Parque Emílio Battistella, no Rio Novo. Reserva Particular do Patrimônio Natural, com área de 1.562 hectares, com trilhas que levam a 14 quedas d'água.
Prainha da Oma: Pedra de Amolar
Recanto Família Conrad: Rio Novo Alto
Recanto Dias: Rio Novo Alto
Recanto dos Lagos: Ano Bom
Flora Hansa: Pedra de Amolar
Vitória-régias gigantes: Centro
O QUE FAZER:
Trilhas, Rapel, Cachoeirismo e Montanhismo.
FESTA E EVENTOS:
Seminário Sagrado Coração de Jesus, principal espaço para festas e eventos da cidade.
Bananenfest, realizada em outubro no Seminário.
Semana de Aniversário de Corupá, de 3 a 11 de julho.













5 comentários:

  1. Larissa e Karol 7ª28/06/2012, 12:50

    Oi!
    Gostamos muito dessa pagina.
    ficou muito show!
    E nos ajudou muito no trabalho que estamos fazendo!
    vlw tchauuu

    ResponderExcluir
  2. Younes 7ª 0205/07/2012, 09:29

    ajudo bastante para mim fazer o meu trabalho de ingles

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo meninas, o trabalho que vocês desenvolveram ficaram muito bons, na próxima semana eles serão publicados aqui no blog. Parabéns galera.
    Prof.ª Leisa

    ResponderExcluir
  4. Ola,

    Adorei a descrição, parabéns!
    Nasci e fiz todo o fundamental no São josé, tenho muito orgulho dessa escola e dessa ccidade.

    Att: Fabricio Joinville-SC

    ResponderExcluir
  5. Muito bem elaborada a matéria. Rica em informações pouco relatadas nas histórias. Cidadela onde nasci e de enormes lembranças, ali cresci e desejo um dia ali retornar. Parabéns.

    Marcos A.M.
    Chapecó-Sc

    ResponderExcluir